ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO
O serviço de Acompanhante Terapêutico (AT) é uma pratica que tem como viés oferecer suporte para pessoas que tem dificuldades relacionadas à questões psicológicas, sociais, emocionais e até mesmo comportamentais.
O AT tem como suas principais áreas de atuação na saúde mental de pessoas em tratamento de transtornos psiquiátricos, com depressão, esquizofrenia e outras condições que pode afetar as atividades cotidianas.
Auxilio na reinserção social, sendo o acompanhante terapêutico o profissional que irá auxiliar fora do ambiente clinico, ajudando desenvolver habilidades sociais e funcionais.
Atuação no contexto escolar, com crianças e adolescentes que estão inseridos nos transtornos de desenvolvimento, ou outra condições que afetem sua integração no ambiente escolar, a função do AT é atuar como facilitador no processo de inclusão. Em situações de crise o acompanhante terapêutico também pode atuar oferecendo suporte imediato para garantir a segurança do atendido.
Objetivo
O principal objetivo do acompanhante terapêutico é promover maior autonomia e qualidade de vida, estimular a socialização e a participação em atividades cotidianas, diminuir o isolamento social, fornecer suporte emocional e prático em momentos de crise e facilitar o acesso e a continuidade de tratamentos terapêuticos ou médicos.
Vale lembra que a atuação do AT é MULTIDISCIPLINAR, sendo necessário supervisão com psicólogos, terapeutas ocupacionais ou outros profissionais da saúde inseridos no caso do atendido.