Dia 13 de julho é o dia mundial da conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, o TDAH. 💬

👉 O TDAH na infância, em geral, se associa a dificuldades de concentração em sala de aula e as crianças não param quietas por muito tempo. Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas, mas todos são desatentos.

Aqui no CTO incentivamos a prática de atividades que estimulem as crianças com o transtorno a utilizarem habilidades corporais, artísticas e lúdicas, em um ambiente diferenciado, integral e acolhedor. ✨

Veja mais algumas informações das nossas profissionais:

1. COMO OS PAIS, PACIENTE OU PESSOAS DO CONVÍVIO PERCEBEM QUE TEM TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou como também é conhecido, Distúrbio do Déficit de Atenção (DDA) é um transtorno neurobiológico, que frequentemente pode ter seus sintomas apresentados em crianças antes dos sete anos de idade. Dentro do quadro de sintomas clínicos que nos ajudam a identificar o TDAH, encontramos a desatenção, impulsividade e hiperatividade, entretanto, sendo sempre observadas em níveis mais severos e graus mais intensos do que o tipicamente observado em outras crianças com a mesma faixa etária ou grau de desenvolvimento equivalente. Tais sintomas podem permanecer intensos na vida adulta se não forem trabalhados adequadamente.

Sintomas a serem observados nas crianças e adolescentes: agitação, mãos e pernas inquietas, ficar muito tempo numa mesma tarefa, seja ela repetitiva ou não; falar muito, perda do foco facilmente, inquietação, esquecimento, impulsividade, dificuldade em se organizar e planejar.

Sintomas a serem observados em adultos: dificuldade em organizar-se e planejamento do dia a dia, estresse, dificuldade em completar tarefas (inicia várias tarefas ao mesmo tempo e não se lembra/não consegue retomar para finalizar), impaciência, dificuldade de manter relacionamentos.

2. QUEM PROCURAR PARA DIAGNÓSTICO?
Quando falamos em crianças, sempre procuraremos um pediatra para o diagnóstico clínico de doenças e transtornos. Mas, para um aprofundamento, aplicação de testes e encaminhamento, podemos contar com neuropsicólogos que contribuem grandemente nessa investigação.

Uma vez diagnosticado adequadamente, esse paciente poderá precisar de acompanhamento psicológico para aprender a lidar com as emoções, relações e dificuldades, além de acompanhamento fonoaudiológico (para casos onde existam transtornos de fala e/ou escrita) e medicação, se for necessário para complementar.

3. COMO IDENTIFICAR PRECOCEMENTE?
Estar atento ao desenvolvimento das crianças é sempre uma boa ferramenta. Ela faz o que é esperado para a faixa etária dela? Se não, é sempre bom procurar um profissional para esclarecer, avaliar e indicar o melhor caminho a seguir para um bom desenvolvimento.

Além disso, é importante observar a quanto tempo os sintomas estão presentes, se eles interferem em casa, na escola e outros ambientes. Para ser mais conciso, o diagnóstico de TDAH é melhor realizado por volta do início da vida escolar da criança (por volta dos sete anos de idade), onde a criança passa a ter maior contato social e também passa pelo processo da alfabetização.

 

Venha conhecer o CTO Sorocaba!

☎ (15) 3442-5442 | 📲 (15) 9 9741-2525 (whatsapp)
📍 Rua Santa Terezinha, 500, Vila Augusta – Sorocaba/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *