Especialidades Integradas

Fisioterapia

O fisioterapeuta tem o objetivo de ajudar as pessoas a superar e/ou diminuir as suas dificuldades físicas, colaborando com sua independência e trazendo funcionalidade para seu dia a dia. Atua na prevenção de doenças e também na reabilitação de enfermidades, visando sempre a melhora do bem-estar e da qualidade de vida dos indivíduos.

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é o profissional que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia.

Psicologia

O psicólogo clínico é o responsável por avaliar, diagnosticar e tratar o sofrimento psicológico. Não se diz respeito somente aos distúrbios e disfunções mentais, embora estejam incluídos. O objetivo do tratamento é aliviar o sofrimento, controlando ou eliminando sintomas para restabelecer a qualidade de vida do paciente. A terapia permite ao paciente, entre outras possibilidades, reavaliar seus papéis sociais (como pai, mãe, filho, etc…), passando a agir de acordo com suas possibilidades e, consequentemente, se responsabilizando menos por situações que independem do seu controle.

Avaliação Neuropsicológica

Possibilita compreender o desenvolvimento infantil nos aspectos da cognição, socioemocional, linguagem, motricidade e questões adaptativas, assim como, investigar suspeita de atrasos ou de transtornos no neurodesenvolvimento.

A Avaliação Neuropsicológica Infantil se destina a bebês e crianças de 0 a 3 anos e ½ anos, para uma conclusão ou realização de um diagnóstico diferencial e/ou precoce.

A avaliação inicia entrevistando os pais ou anamnese (anamnese é o momento onde será compreendido todos os fatores que permitem com que os pais ou responsável procurem a avaliação. Podendo ser queixas trazidas pela família, suspeitas ou encaminhados por outro profissional).

Após temos o contato com a criança em avaliação clínica através de brinquedos específicos. Ocorre o estabelecimento de vinculo, tornando assim o ambiente mais tranquilo e agradável possível. Neste período iniciamos o processo de avaliação, onde iremos utilizar desde o momento para brincar até a utilização das escalas de desenvolvimento padrão ouro. Neste processo  fazemos uso também de escalas e protocolos ajustados para a idade e queixas apresentadas pelos pais .

Após toda a compreensão das habilidades da criança é realizado o estudo e a elaboração do laudo da avaliação, onde através da devolutiva ao pais, serão disponibilizadas todas as informações do perfil de desenvolvimento da criança, na detecção precoce de indicação ou não de atrasos no desenvolvimento, norteando a necessidade de intervenção Precoce.

Terapia ABA (Applied Behavior Analysis)

Traduzida como Análise do Comportamento Aplicada, para principalmente em crianças Autistas e/ou com deficiência intelectual.

O método ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos, sendo assim, considera diversos princípios de comportamentos.

A metodologia envolve o ensino intensivo e individualizado das habilidades necessárias para que a criança possa adquirir independência e a melhor qualidade de vida possível. Dentre as habilidades ensinadas incluem-se os comportamentos que interferem no desenvolvimento e integração do indivíduo diagnosticado com autismo ou deficiência intelectual.

1- Comportamentos sociais, tais como contato visual e comunicação funcional;

2- Comportamentos acadêmicos tais como pré-requisitos para leitura, escrita e matemática;

3- Atividades da vida diária como higiene pessoal.

4- A redução de comportamentos tais como agressões, estereotipias, autolesões, agressões verbais, e fugas

Envolve os pais, família, escola, mediadores, terapeutas e geralmente é feito em ambientes do dia a dia da criança, podendo também ser aplicada em consultório.