Tem como objetivo proporcionar o grau máximo de independência e autonomia, facilitando seu desemprenho funcional em seu ambiente de vida. Tem como principal tarefa promover a qualidade de vida, por meio da restauração e reforço de suas habilidades e capacidades.
Partindo do princípio que uma das funções do Terapeuta Ocupacional é auxiliar na recuperação de perdas físicas (fragilidade óssea, perda da elasticidade, diminuição da força muscular e artrites), mentais (limitações cognitivas, diminuição da atenção e da memória) e sociais, pode-se dizer que sua atuação junto ao idoso é imprescindível, uma vez que a perda desses fatores faz parte do processo de envelhecimento.
Uma vez que um dos objetivos da terapia ocupacional é o de proporcionar grau máximo de autonomia e independência nas atividades diária de um indivíduo, é necessário trabalhar com a reabilitação, entretanto mais importante ainda é a prevenção.
Por meio da atenção, da escuta e de todas suas intervenções, a T.O proporciona e cuida da saúde do idoso, traz habilidades, potenciais, autoestima, capacidade, dignidade, manutenção de seus direitos e também deveres e o prazer em viver.