Brincar, pular correr, interagir faz parte do desenvolvimento das crianças. Qualquer alteração na prática dessas atividades pode ser um sinal de alerta para a família.

Para o desenvolvimento infantil além da visão, do olfato, da audição e do paladar, também são importantes outros três sentidos:
● O Sistema Tátil, que processa a resposta dos receptores da pele sobre o toque.
● O Sistema Vestibular, responsável pelas reações ao movimento e ao equilíbrio.
● E o Sistema Proprioceptivo que determina como o cérebro interpreta a posição do corpo no espaço.

É através desses sentidos que somos estimulados e recebemos diferentes tipos de informação, que organizados no cérebro nos permitem agir ou responder a situações adequadamente.

Algumas Crianças (assim como adultos) frente aos estímulos auditivos, táteis, visuais e de movimento que são gerados nos ambientes a que são expostos, podem apresentar alterações no recebimento desses estímulos e na resposta deles. Sendo de ausência ou uma resposta exacerbada. Estas Alterações Sensoriais interferem diretamente na autonomia e desenvolvimento das crianças.

O Terapeuta Ocupacional é o profissional habilitado para avaliar e tratar queixas relacionadas às Alterações Sensoriais. O instrumento de suas ações são as atividades significativas presentes no cotidiano das pessoas. Para a criança, o brincar é essencial em seu processo de desenvolvimento e formação como sujeito. Por esse motivo, é através do brincar, que o Terapeuta Ocupacional desenvolve estratégias e proporciona estímulos sensoriais que facilitam a autorregulação, organização, integração e respostas adaptativas. Consequentemente favorece também a aquisição de novas habilidades sensório motoras, para brincar, se comunicar, aprender, ter participação social e para ter autonomia em suas Atividades de Vida Diária (AVD´S).

Autora: Thalita Amorim da Costa – Terapeuta Ocupacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *