Programa INTERVENÇÃO PRECOCE

Na avaliação do bebê de risco ou crianças que tiveram lesão cerebral no período pré, peri ou pós-natal, é importante a adoção de uma abordagem preventiva no desenvolvimento neuro-sensório-motor.

Planejar e iniciar a intervenção desde os primeiros meses de idade do bebê até os 24 meses, é considerar suas capacidades e toda sua plasticidade cerebral de aprendizado e adaptação do ambiente.

Um programa de intervenção precoce deve ser iniciado nos primeiros meses após o nascimento, preferencialmente até os quatro meses de vida. Este é momento de maior sensibilidade do Sistema Nervoso Central (SNC) na aquisição dos primeiros marcos do desenvolvimento, sendo favorecido por conexões neuronais.

Nas pesquisas científicas sobre a temática, diversos estudos referem que quanto antes a criança for estimulada de maneira adequada, maior a possibilidade de realizar a neuroplasticidade favorecendo o pleno desenvolvimento. Apontam ainda que não se deve esperar a estruturação de padrões anormais de postura e de movimento para iniciar a intervenção precoce.

A plasticidade neural se refere à capacidade que o Sistema Nervoso Central (SNC) possui em modificar algumas das suas propriedades morfológicas e funcionais em resposta às alterações do ambiente. Na presença de lesões neurológicas, o SNC utiliza-se desta capacidade na tentativa de recuperar funções perdidas e/ou principalmente fortalecer funções semelhantes relacionadas às originais.

Objetivo

Favorecer a neuroplasticidade através de estímulos sensoriais adequados, em um ambiente com experiências enriquecedoras e equilibradas, contando com o envolvimento da família.

Público

São os bebês que passam por algumas dificuldades antes, durante e/ou após o parto devido a: prematuridade; baixo peso; parto tardio; intercorrências neonatais (Apgar abaixo do esperado, sepse, infecções congênitas e meningite, crises convulsivas); gestação gemelar ou múltiplos nascidos; atraso no desenvolvimento de etiologia desconhecida; hipertonia ou hipotonia de membros ou global; malformações congênitas (ausência de membros, meningocele, mielomeningocele, hidrocefalia, microcefalia, entre outros); suspeita de lesão do plexo braquial obstétrico.

Não espere o ¨tempo¨ de seu bebê!! Os marcos no desenvolvimento não podem esperar, principalmente nos primeiros meses de vida. Em caso de dúvidas sobre o desenvolvimento de seu filho, busque um profissional especializado. A nossa equipe conta com profissionais das áreas de terapia ocupacional, fonoaudiologia e fisioterapia que são especializados em reabilitação em neuropediatria, com enfoque na intervenção precoce.

Através da avaliação com enfoque nos marcos do desenvolvimento neuropsicomotor, iremos traçar um plano de tratamento voltado para a redução de possíveis incapacidades, que poderão interferir ao longo do desenvolvimento nas habilidades necessárias para a aquisição de autonomia e independência funcional. Não fique em dúvida, agende uma avaliação.