O QUE ACONTECE COM OS NEURONIOS NO TEA? / SERÁ QUE TUDO É CULPA DO NEURONIO? /
– Muitos estudos sobre o TEA focam na saúde dos neurônios, mas uma pesquisa atual mostra a importância da função dos astrócitos, onde observaram inflamações presentes nessas células, que prejudicam a atuação sináptica (comunicação) entre um neurônio e outro. Esta pesquisa demonstrou a importância desse componente cerebral, os astrócitos, que dá suporte nutricional aos neurônios como uma “bomba de combustível”, fornecendo energia suficiente para a função neural.
Usando da reprogramação celular, foi produzido neurônios e astrócitos com co-cultura. Foram coletados astrócitos de indivíduos com TEA e aplicaram em um neurônio saudável. Durante a análise puderam observar defasagem na nutrição dos neurônios. Na segunda etapa do estudo, realizaram as trocas dos astrócitos deficientes por saudáveis, resultando na recuperação dos neurônios afetados pelo distúrbio. Concluiu o estudo, que ao tratar os astrócitos, o neurônio poderá se recuperar. E que à presença de inflamação nas células do TEA, por isso a ineficiência da nutrição dos neurônios. Embora os resultados sejam positivos, ainda há necessidade de aprofundar mais a pesquisa para prática clínica.
E o que isso significa? Um neurônio mais saudável em uma pessoa com TEA terá benefícios em sua comunicação, interação social, comportamento, habilidades cognitivas e motoras.
Embora os resultados sejam positivos, ainda há necessidade de aprofundar mais a pesquisa para prática clínica.
Quer saber mais? Acesse o vídeo e confira!
Autoras: Bruna Robles, Cinthya Lopes, Lauren Nunes e Julia Carvalho.