Sabe se que durante o período de internação hospitalar o paciente crítico pode perder entre 17% e 30% da massa muscular nos 10 primeiros dias de uma internação. Nos casos mais graves de Covid19, a permanência na Unidade de Terapia Intensiva pode durar entorno de duas a três semanas ou mais. O enfraquecimento dos músculos se dá pela falta de mobilidade e alimentação restrita durante o período de internação.
A fisioterapia pós covid19 trabalha o fortalecimento da musculatura respiratória e ganho de massa muscular periférica, como nos braços, pernas, abdômen e musculaturas importantes para o retorno das atividades. Não há estudos conclusivos sobre a extensão de sequelas do covid19, porém a prática já mostrou que grande parcela dos recuperados continuam necessitando de fisioterapia para recuperação funcional pós alta hospitalar. As sequelas apresentadas pós contaminação do covid19 são: perda de massa muscular, fraqueza muscular, hipomobilidade articular, perda de peso, dificuldades respiratórias, dor articular, secreção, atelectasias, tosse, cansaço nas atividades de vida diária, baixo condicionamento físico entre outras.
A fisioterapia respiratória traz muitos benefícios para a recuperação das sequelas pós covid19. Utilizamos aparelhos para fortalecimento da musculatura respiratória melhorando a função pulmonar. Exercícios para ganho de massa muscular, ganho de força e melhora da resistência cardiorrespiratória. Nós também trabalhamos a recuperação de pessoas que não foram internadas no ambiente hospitalar, mas que se contaminaram e sofrem com as sequelas do vírus.
Autora: Bruna Robles – Fisioterapeuta