Embora a prioridade à frente dos cuidados contra o covid19 sejam atentar-se para sua prevenção e impacto imediato na vida dos indivíduos em geral. Devemos nos atentar aos efeitos a longo prazo. Com o fechamos das escolas, suspensão das atividades física (ballet, luta, futebol entre outros) e o distanciamento social, houve um aumento no ganho de peso, ansiedade, medo, déficit coordenação, equilíbrio e alterações posturais relacionadas as vivências físicas e emocionais.
As atividades físicas têm de suma importância no desenvolvimento neuropsicomotor de uma criança. Estudos mostram que a criança que prática atividade física regular apresentam um crescimento e desenvolvimento mais saudável do sistema musculoesquelético, melhora no padrão postural, equilíbrio e coordenação, podendo influenciar no comportamento da criança em frente a situações difíceis.
A fisioterapia tem papel de estimular e praticar atividades com a criança para ganho de equilíbrio, coordenação, condicionamento físico e padrão postural, como forma preventiva e de cuidado com a disfunção já presente.
Autora: Bruna Robles – Fisioterapeuta